Como fomentamos a Criatividade, a Inovação e o Empreendedorismo?

A criatividade é uma das habilidades contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerada essencial para o sucesso do “profissional do futuro”. Desde a Educação Infantil, nossos alunos dispõem de espaços e incentivos para nutrir e desenvolver o espírito criativo e empreendedor.

Por exemplo, em nosso Espaço Maker, que integra diversas atividades, projetos ou trabalhos desenvolvidos em todas as disciplinas e com a abordagem STEAM, desenvolvemos conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilitando ao aluno se preparar para os desafios da vida.

Na Educação Infantil, as brincadeiras e os jogos propostos incentivam a criatividade na busca de soluções e na avaliação das escolhas realizadas. No Jardim 2, um projeto interessante é a contação de histórias com o uso de tablets, ajudando o aluno a reconhecer a letra do seu nome.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, a ferramenta Scratch é sucesso entre os alunos, permitindo a criação de jogos, músicas, personagens, roteiros e cenários de histórias. O Mind Lab, nosso parceiro pedagógico, agrega com metodologias que ampliam os potenciais de aprendizagem dos alunos, com a utilização de jogos de raciocínio que simulam a vivência de situações do cotidiano.

A Maratona Hackathon é outro projeto surpreendente, em que desenvolvem habilidades de comunicação, programação, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Na última edição, alunos do 6º ao 8º anos produziram protótipos para a solução de problemas relacionados à “Economia Criativa”.

Uma aula de Matemática sobre medidas e volumes inspirou nossos alunos dos 6º anos a iniciarem um projeto de transformação de uma escadaria da Escola em rampa para acessibilidade.

Nossas aulas de Empreendedorismo e Ética acontecem desde o 2º ano até o 9º ano do Ensino Fundamental. Também trabalhamos o Pensamento Computacional e conceitos de raciocínio lógico matemático desde o Jardim 2 até o 3º ano do Ensino Médio.

Seguindo os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, uma das disciplinas eletivas que oferecemos no 2º e 3º anos é Criatividade e Inovação, que motivou o projeto “Cura a Doria”, que propõe a criação de um medicamento para os males modernos. Os alunos participam das etapas de desenvolvimento do produto, embalagem e campanha publicitária. Outra disciplina eletiva é Empreendedorismo Social, em que os estudantes estão desenvolvendo uma solução para o fornecimento de alimento a baixo custo (ou sem custo) para a população em situação de rua.

Por fim, porém, de suma importância, é o protagonismo assumido pelo estudante no uso de recursos digitais, ambiente de ampla familiaridade para as crianças e os jovens, portanto, um lugar fértil para ampliar suas habilidades criativas.

Yara Costa

Diretora do Colégio EMECE

Categorias

Posts recentes

Faça seu Login

Acesso docentes