A proposta das aulas de Sociologia está ligada à formação e desenvolvimento da cidadania ativa e crítica dos alunos. Um dos instrumentos utilizados para isso é o projeto “Debate”, que propõe a escolha de um tema da atualidade, ligado a questões políticas, sociais ou culturais da sociedade brasileira.

Os debates são feitos pelos alunos do Ensino Médio, porém, os alunos dos 9º anos já começam a trabalhar a modalidade nas aulas de Geografia.

Os temas são sugeridos pela professora e escolhidos pelos alunos por votação. O intervalo entre a escolha do tema e o dia do debate é de uma ou duas semanas, período utilizado para fazer a coletânea de textos, imagens, artigos, reportagens e entrevistas sobre o tema. Todos os dados que são expostos durante o debate devem conter a fonte da informação.

No dia do debate, os participantes trazem os notebooks, laptops, tablets e afins para expor as informações já coletadas ou para procurar novas informações. Ao final de cada debate, a professora coordenadora do projeto, num primeiro momento, analisa a postura de cada grupo e, principalmente, as conclusões que cada um tirou do assunto discutido.

Durante o trabalho, os alunos têm a oportunidade de conhecer detalhadamente assuntos polêmicos, expressar sua opinião e desenvolver o respeito à opinião dos outros.